"Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu DEUS, te dá. " Exodo 20 : 12
◆◆◆
O conceito hebraico de fraternidade é algo extremamente amplo. Pai, ou mãe, não são aqueles que nos geram nem o ventre de onde viemos (...), para os hebreus, um pai é um mais velho que nos cuida, cria, ensina e dá o sustento; não é restrito apenas ao genitor. O pai, neste contexto, pode ser o tio, avô, irmão mais velho, padrasto ou até mesmo o vizinho.
O quinto mandamento é mandamento de autoridade, sendo o primeiro na segunda tábua, junto ao primeiro da primeira tábua: "Não terás outros deuses diante de mim" (êxodo 20:3); significa Respeito aos pais da mesma maneira como respeitamos ao SENHOR, sendo Ele o próprio Deus, e essa é uma das razões pelas quais a palavra 'pai' se aplica perfeitamente ao Criador - é quem nos cuida, cria, sustenta, ensina e ama.
A palavra 'honra' significa respeitar com inteligência. O ato de honrar os pais se torna um espelho da educação que o filho recebeu, nota-se se a criança está sendo bem educada quando ela respeita os pais, e também os mais velhos com os quais não tem parentesco. E isso deve durar até a vida adulta, uma vez que toda a educação do filho quando criança reflete em quem ele será depois, e em como ensinará os seus filhos. A criança não deve aprender através de rádio, televisão, internet ou qualquer outro meio de comunicação disponível. Para que haja o respeito, o filho deve aprender com os pais, e precisa enxergar nos pais a essência do cristianismo, que é seguir a Cristo. O Pai deve ser o cabeça da casa, assim como Cristo é da Igreja.
Sentido do mandamento
Se entendemos o primeiro mandamento, os outros três da primeira tábua fazem sentido em nossa vida, uma vez que, não tendo outros deuses, colocamos o Deus verdadeiro no centro, e seguimos a Sua vontade, tendo respeito até mesmo pelo Seu nome, louvando/adorando, dando graças (...), semelhantemente, se entendemos o quinto mandamento - primeiro da segunda tábua, os outros cinco vêm sem que percebamos, sendo porém obedecidos de forma racional. Não obedecemos ao mandamento apenas porque existe uma lei criada por Deus (claro que a obediência a Deus é importante), obedeceremos porque entendemos a ordenança, e ela faz sentido para nós.
Como sabemos, o Decálogo é dividido em duas partes cruciais, chamados de novo mandamento: 1- amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de toda a força. (Primeiros quatro, primeira tábua) 2- Amar ao próximo como a ti mesmo. (Outros seis, segunda tábua). [Deuteronomio 6:5-6, Mateus 22:37-40]. Sendo nossos pais os nossos primeiros próximos, o respeito que tivermos com eles na infância, será o respeito com nosso próximo no futuro -amigos, cônjuge, colegas de trabalho, pessoas desconhecidas, e até mesmo nossos filhos.
◆◆◆
Qual o problema do pós-modernismo?
Tirar Deus do centro gera uma enorme crise de autoridade.
Se não honramos a Deus, a quem honraremos? Ninguém pode conosco, nesse contexto. Por isso, é necessário que Deus esteja em primeiro lugar - a honra e o amor ao próximo virá de repente, de acordo com a santificação vinda do Espirito quando o cristão se entrega e permite.
A família é, sem dúvida alguma, instituição sagrada, criada por Deus na primeira semana do mundo. Se houver respeito com inteligência, de maneira mútua, haverá amor, paz, mansidão, dominio próprio... todos os frutos do Espirito se mostrarão dentro de casa, primeiro. A família será, para todos que fazem parte, um refúgio de amor, consolo... e para os que observam de fora, a imagem de Cristo será refletida no lar.
Por outro lado, se a família é desestruturada, nosso dever como bons cristãos é usar de todo e qualquer recurso que estiver a nosso alcance para consertar essa união sagrada. Aos pais, cabe educar aos filhos na justiça, com teoria e prática; como cônjuges, estabelecer o diálogo com respeito mútuo, o amor, o perdão (esse com certeza), a sinceridade, o desejo de melhorar para a sua carne; como filhos, respeitar, dar ouvidos aos conselhos de sabedoria de nossos pais, sejam eles nosso sangue ou não. E, como um todo, devemos entregar a nossa família nas mãos de Deus, para que ele a molde se acordo com a Sua vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário